Autor: Ethienni Martins
Automação é uma iniciativa de vários aspectos nas empresas: existe a automação feita com sistemas especializados, tais como ERPs e CRMs, e existe a automação usando RPA e Inteligência Artificial.
O RPA consiste em uma nova abordagem para automatização de processos, a partir da criação de rotinas que simulam exatamente os mesmos passos que um usuário humano na execução do processo específico. Há diversas vantagens e benefícios na implementação de um software de automação, então, vejamos 5 deles:
1. Otimização de tempo
Com a implementação de um rotinas/scripts de RPA, temos a agilidade para executar processos, análises e rotinas administrativas de um escritório ou departamento da empresa. Isso porque o robô imita a atuação humana nas tarefas repetitivas, porém, com muito mais rapidez e maior consistência, graças à programação das rotinas em scripts (software).
2. Aceleração da Transformação Digital
A automação amplia e facilita a implantação do uso de IA e Data Science, o que eleva drasticamente a vantagem competitiva das empresas.
A Transformação Digital é composta por diversos projetos e ações para que as empresas atinjam um grau maior de automação e resiliência.
3. Escalabilidade operacional
Com processos automatizados é possível prever o esforço para aumentar a eficiência das áreas operacionais, por exemplo: atender mais clientes, processar mais pedidos de compras, diminuir o tempo de análises de crédito, entre outros.
Consequentemente, há a redução de custos operacionais visto que com a automação cria-se uma estratégia de redução de custos que, se bem estruturada e implantada, não causará impacto negativo em sua qualidade operacional, nem no desempenho da empresa.
Além disso, softwares de automação também trazem melhores indicadores dos processos, os chamados KPIs. Assim, temos a chance de medir e avaliar - de forma mais ampla - se a performance, de uma iniciativa ou plano de ação, está efetivamente respondendo às metas e objetivos traçados pelo plano estratégico empresarial.
4. Tecnologia não-invasiva
Busca-se, cada vez mais, tecnologias menos invasivas, ou seja, que interajam com o ecossistema de processos e plataformas das empresas.
O RPA tem uma natureza não invasiva, o que significa que ele é particularmente útil quando você quer agilizar operações sem remodelar sistemas de TI existentes. A tecnologia de RPA oferece agentes de software independentes que reúnem e atualizam informações em outras aplicações de software comercial, automatizando ações em relação às interfaces de usuário existentes (baseadas em Windows, web ou outra plataforma).
5. Corrigir processos incompletos
Por diversos motivos, alguns processos de negócios são finalizados de forma manual ou com integrações sem consistência, entre sistemas.
A Automação permite que seja verificada a consistência das informações e permite que processos incompletos sejam finalizados de forma consistente e com qualidade de dados. Isso porque os processos automatizados tornam-se totalmente padronizados e aderentes às normas estabelecidas, além disso deixam “rastros” detalhados de como foram realizadas as tarefas, simplificando eventuais auditorias. Assim, ganha-se o aumento do nível de visibilidade e compliance dos processos.
Nós, da Rationiric, ajudamos as empresas a fazer um mapeamento de processos visando encontrar oportunidades para automação. Por isso, não hesite em falar conosco sobre suas dúvidas.