7 dicas de como o RPA pode transformar os processos em sua empresa

January 6, 2023
Autor: Ethienni Martins

Sabemos que em meio à competitividade atual, o sonho de toda empresa é aliar qualidade, produtividade e redução de custos. Ou seja, tem vantagem quem encontrar processos mais eficientes. Para isso, a solução mais inteligente é investir na automação de processos.  E, para nós da Rationiric, nada melhor do optar pelo Robotic Process Automation, também, chamado de RPA.
Ainda assim, é normal que muitos gestores tenham suas dúvidas e se perguntem se o RPA realmente será útil em sua empresa. Nesse contexto, é importante frisar que um dos principais usos do RPA é a substituição de atividades que tenham um ciclo de repetição muito grande. Em outras palavras, processos que só poderiam ser realizados por meio da intervenção humana passaram a ser automatizados, aumentando a produtividade dos negócios.
As opções de onde implantar o RPA vão desde as consideradas simples - como o envio de um e-mail automático - até as mais complexas, com a adoção de milhares de bots, cada um com uma função específica. Por isso, podemos afirmar que essa tecnologia pode ser empregada em qualquer área de negócio!
As plataformas de atendimento ao cliente são um belo exemplo para o uso do RPA, no qual a automação seria responsável por registrar atualizações, verificar pedidos, abrir históricos de dados dos clientes, etc.
Além disso, o RPA pode ajudar em atividades como:

1. Melhorar o processo de cobrança de clientes

Atividades como o envio de um e-mail automático são facilmente realizadas por meio do RPA. A automação pode ser útil para a automatização de inúmeras atividades que envolvem o relacionamento com os clientes, como o setor de cobranças e a área de vendas.

2. Automatize a geração de relatórios

A interpretação desses relatórios ainda é uma atividade executada por seres humanos, mas a elaboração pode ser simplificada. Assim, os profissionais não perderão tempo executando os documentos, podendo concentrar seus esforços em sua análise.

3. Simplifique a realização de cálculos complexos

É preciso lembrar que um cálculo nada mais é do que um conjunto de operações matemáticas. Então, essas operações podem ser automatizadas, diminuindo consideravelmente o número de falhas no processo. Todas as informações obtidas serão fornecidas de acordo com a programação passada para os robôs, evitando erros humanos.

4. Monitore as tarefas automatizadas

Os RPAs também podem ser empregados para monitorar tarefas que já estão automatizadas, verificando sua eficiência. Atividades, como o recebimento de um pedido e a verificação de pagamento, são exemplos de tarefas automáticas que devem ser monitoradas.

5. Gerencie o banco de talentos do RH

É comum que as empresas tenham um banco de dados com currículos e informações sobre seus colaboradores e sobre candidatos que participaram de processos seletivos. Muitas empresas recorrem a essas informações quando surgem novas vagas.
Contudo, acessar esses dados e buscar por profissionais que se ajustem às respectivas vagas é um trabalho excessivamente dispendioso. Então, pode-se utilizar um robô para encontrar os profissionais cujo currículo é compatível com a descrição do trabalho.

6. Acabe com as contas fraudulentas

O encerramento de contas fraudulentas é mais um dos usos do RPA que merece destaque.Várias empresas contam com sistemas de contas, no qual os clientes se cadastram. Os cadastros podem ser utilizados para a realização de compras, acesso a informações, transferência de dados, entre outras atividades.
Entretanto, a Internet não é um ambiente seguro.A cada dia, o número de vírus, malwares e ransomwares aumenta, podendo causar grandes prejuízos. Além de contar com um sistema de proteção adequado, pode ser interessante garantir o encerramento de contas fraudulentas.Então, nada melhor do que usar a automação para eliminar contas fraudulentas, baseando-se em critérios bem estabelecidos que podem ser executados pelo RPA.

7. É hora de planejar seu projeto de RPA

Qualquer que seja sua demanda, desde a integração de seus processos do ERP (SAP, Oracle, Totvs ou outros), reforço automático de regras de auditoria, eliminação de tarefas repetitivas ou outras demandas, é importante planejar seu projeto de RPA.De forma breve, um projeto de RPA consiste em:

•    Identificar o processo e mapear (BPM)
•    Criar um documento de escopo da automação
•    Criar o script de automação
•    Testar a automação em ambiente de testes (QA)
•    Implantar o RPA no ambiente de execução (produção)

Conte com nossos especialistas para executar seu projeto de RPA.

Faça a Transformação Digital, agora!
Contrate nossos serviços e conte com nossa vasta experiência em consultoria para gestão e automação de processos de negócios. Vamos ajudar sua empresa a projetar e executar a jornada de Transformação Digital que lhe dará vantagem em seu segmento de mercado.
ENTRE EM CONTATO